
Nesta quinta-feira (13), os vereadores de Eunápolis serão colocados sob o escrutínio da sociedade, que observará quem defenderá os interesses dos cidadãos e quem se alinhará ao prefeito Robério Oliveira (PSD). O motivo é um projeto de lei enviado por Robério à Câmara Municipal, propondo a revogação de sete leis aprovadas em 2024, no fim da gestão da ex-prefeita Cordélia Torres (UB). Essas leis concedem benefícios como produtividade e pagamento de insalubridade a funcionários públicos concursados, mas, apesar de estarem em vigor há dois meses, os pagamentos ainda não foram realizados pela atual administração.
Robério Oliveira justifica a revogação alegando falta de recursos financeiros e supostas ilegalidades na aprovação das leis de 2024, o que tem gerado controvérsia. Dos 17 vereadores da atual legislatura — Negão da Água (AGIR), Ademir Freire (PODE), Porrola (PSD), Fabio Arruda (PP), Pedro Queiroz (PSD), Arilma Rodrigues (PL), Valdiran Marques (PSD), Carmen Lúcia (UNIÃO), Gildar Almeida (UNIÃO), Renato Bromochenkel (SOLIDARIEDADE), Ubaldo Suzart (PSD), Jorge Maécio (AVANTE), Saullo Cardoso (PODE), Adriano Cardoso (PP), Rogério Astória (AVANTE), Edmundo Novais (MOBILIZA) e Josemar da Saúde (DC) —, apenas quatro se posicionaram publicamente contra o projeto: Jorge Maécio, Saullo Cardoso, Renato Bromochenkel e Rogério Astória. Eles argumentam que revogar as leis causará um “dano irreparável” aos servidores e sugerem que o prefeito apresente um novo projeto para corrigir possíveis inconsistências, sem anular os benefícios.
Com a maioria dos vereadores em seu primeiro mandato, a votação desta quinta-feira será um teste crucial para a legislatura iniciada em 2025. Os quatro vereadores contrários ao projeto — Jorge Maécio, Saullo Cardoso, Renato Bromochenkel e Rogério Astória — têm se destacado ao propor uma solução alternativa, enquanto os outros 13 ainda não declararam suas posições publicamente. A decisão afetará diretamente os funcionários públicos, que aguardam os benefícios desde o mês de janeiro, e definirá o tom da relação entre o Legislativo e o Executivo em Eunápolis, sob os olhos atentos da população.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!