O objetivo do projeto é homenagear o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas de maneira imparcial e ética.
A liberdade de expressão, de ir e vir e o exercício pleno de uma profissão estão garantidas pela Constituição Federal. Uma delas é a de jornalista, cuja nobre função requer coragem, iniciativa, prospecção e investigação permanente na busca da verdade dos fatos. Neste momento, em que crescem os fakes news que fazem tanto mal à democracia.
A imprensa investiga os fatos em si, as causas e condicionantes, os divulga e alerta a sociedade. Inclusive em relação aos crimes das mais variadas ordens.
O Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, data esta que foi instituída em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por adversários políticos no ano de 1830.
No dia 07 de abril de 1908 foi criada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para representar e assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar sua profissão, agremiação esta idealizada pelo jornalista Gustavo de Lacerda, que acreditava que os jornais deveriam funcionar como cooperativas com uma missão social de informar e levar conhecimento à população.
O profissional do jornalismo na atualidade é de fundamental importância para o exercício pleno do estado democrático de direito, onde a expressão das ideias e o direito à informação clara e precisa, são fatores preponderantes para a formação e exercício da cidadania em nosso país.
Este importante profissional, que hoje atua em várias frentes e em vários veículos e mídias (internet, televisão, rádio, imprensa escrita, assessoria de comunicação), atuam em uma das áreas que mais crescem e oferecem oportunidades aos jovens cidadãos, dada a importância e a instantaneidade da “informação” no mundo moderno.
O presente Projeto de Lei tem por finalidade inserir no calendário municipal, o dia 07 de abril de cada ano, como dia especial em homenagem aos profissionais do jornalismo e da comunicação, pelos relevantes serviços prestados à sociedade no dia a dia, com sua profissão.
E nesta justa homenagem, tem o presente Projeto de Lei instituir ainda, nesta data, o “Título Jornalista do Ano”, onde será escolhido um profissional que tenha tido destaque em sua profissão, durante o ano.
Nestes termos, submete-se o Projeto de Lei à apreciação deste Legislativo, esperando por certo o total apoio dos demais Vereadores que compõem esta Colenda Casa de Leis.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!