Professores do processo seletivo e concursados estão sem receber seus salários mesmo após decisão à Câmara ter derrubado Decreto de nº 9.028/2020, do Executivo.
Os dias dos professores (as), e todos funcionários da área da educação não tem sido fácil, desde que o prefeito Robério Oliveira, baixou um Decreto de nº 9.028/2020, suspendendo contratos de professores (as), do processo seletivo por 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período e cortando também benefícios dos professores concursados.
Foram vários protestos, ações na justiça e derrubada do referido Decreto pelo poder Legislativo, que derrubaram o decreto por 14 votos, obrigando com isso o prefeito Robério Oliveira, pagar todo retroativo e perdas de salários e recontratar os professores demitidos.
Porém nada foi acatado pelo prefeito, ignorando decisão do Legislativo e recorrendo de ações em primeira instância que determinou o Município a pagar os professores que foram prejudicados com a ação do Decreto de nº 9.028/2020.
O Portal Sul Bahia entrou em contato com o Presidente da Câmara, Jorge Maécio, para solicitar esclarecimento sobre a questão envolvendo a decisão da Câmara de derrubada do Decreto e que não foi acatada a decisão pelo Executivo.
O Vereador Jorge Maécio informou que a Câmara cumpriu seu papel em defender os direitos dos professores que foram prejudicados com a decisão do Município e que continua solidário com a questão envolvendo os professores, questionamos o vereador Jorege Maécio, se o Executivo teria dado algum esclarecimento à Câmara de Vereadores a respeito dos motivos pelos quais o Prefeito tomou a decisão de demitir professores e retirar benefícios dos concursados? O vereador Jorge Maécio informou que “todas solicitações feita ao Executivo relacionado a este caso especifico não teve nenhum esclarecimento e inclusive solicitação de informação feita também pela comissão criada pela Câmara, relacionada ao COVID-19, composta pelos vereadores Carlos da Auto Escola, Ramos Filho e o vereador Xinha”, concluiu o Presidente Maécio.
Peguntamos também ao vereador Jorge Maécio se a Câmara irá tomar alguma decisão sobre a falta de esclarecimentos por parte do Executivo, diante das negativas reiteradas em dar esclarecimentos ao Legislativo? O vereador Jorge Maécio falou que essa questão será discutida juntamente com o setor Jurídico da Câmara, e que não se furtará de cumprir o papel do qual à Câmara tem, que é de representar à sociedade.
A professora Fátima nos enviou o vídeo postado na matéria, onde esclarece para todos colegas da educação do município e para à sociedade o que segundo ela estar ocorrendo, a professora fala que segundo informação que ela recebeu, a Secretaria de Educação mandou contra-xeques dos concursados para ser feito os pagamentos, mas os contratados não foram contemplados na decisão da Secretaria de Educação.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!