Pais de alunos do Município de Vereda, localizado no Sul da Bahia, entram em contato com o Portal Sul Bahia e denunciam o fechamento da escola municipal Boa Esperança, localizada na zona rural do município. No texto recebido por meio de aplicativo de mensagem o denunciante que pediu para não ter seu nome divulgado, informa que a prefeitura desativou a Escola Boa esperança, deixando 11 alunos da zona rural em questão sem aulas e informa que não existe transporte escolar para transportar as crianças para outra Escola.
Ainda segundo a denúncia o professor que lecionava na escola foi transferido para o distrito de Cruzeiro do Sul, para dar aula para 2 Alunos.
A comunidade cobra do prefeito, Dinoel Souza Carvalho do (PR), a reabertura da escola de imediato pois o fechamento tem causado transtornos para pais e alunos que foram prejudicados com a ação da Secretaria de Educação do Município, que tem como Secretaria da pasta a Professora, Geane de Oliveira Amaral Silva.
O QUE DISSE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Segundo a Secretária de educação, Geane de Oliveira Amaral Silva, a paralisação da escola foi feita em fevereiro de 2018, de acordo com o Decreto Municipal nº 114, assinado pelo prefeito do Município, Dinoel Carvalho, que tinha à frente da pasta da Educação na época o Secretário, Adilson dos Anjos, conforme o decreto “CONSIDERANDO o número insuficiente de alunos para manter aberta a Escola a um custo alto para o funcionamento do estabelecimento de ensino”. “Ficam encerradas as atividades da Escola Municipal Boa Esperança, localizada na Fazenda Boa Esperança, por falta de alunos que justifique a manutenção da referida Escola, visando com isto os princípios da economicidade e do interesse público. Os alunos ainda existentes na localidade da referida Escola, serão removidos para a Escola Municipal Eujácio Simões, localizada no povoado de Cruzeiro do Sul, garantindo desta forma o direito à Educação, com promoção inclusive do transporte escolar municipal”.
A Secretária Geane, informou por telefone a nossa reportagem que vai sentar com os pais dos alunos e com o Professor, para avaliar a melhor resolução do problema apresentada pelos pais, informou ainda que a distância da Escola que foi paralisada para aonde foi transferido os alunos é de 7 KM e que existe o transporte para levar e trazer os alunos até suas residências, segundo informou a Secretária em dias de chuva pode acontecer alguns imprevisto devido ser uma área rural onde a estrada é de chão, mas na função de Secretária, vai buscar os meios legais para continuar atendendo os alunos da melhor forma possível dando a eles os direitos garantidos em Lei.
O Decreto removendo também o professor que ensinava na escola rural. “O Professor Erinaldo Vieira Resende, lotado na referida Escola, será removido para a mesma Escola Municipal Eujácio Simões, localizada no povoado de Cruzeiro do Sul”.
A Secretária de Educação informou também que o Município já foi notificado pelo MP – Ministério Público Estadual, para estar dando explicações referente a “PARALISAÇÃO” da Escola e informou que foi encaminhado ao MINISTÉRIO PÚBLICO, todo material referente a escola e os alunos, onde consta que os alunos já estão matriculados na Escola Eujácio Simõe.
Segue fotos e vídeos de pais de alunos reclamando da situação.
Material enviado pela Secretária de Educação, nele consta os relatórios com indicadores de alerta sobre taxas de abandono e de reprovação. Estes dois relatórios são instrumentos elaborados pela Coordenação-Geral do Censo Escolar com intuito de auxiliar o acompanhamento da segunda etapa do Censo Escolar 2017. Nos relatórios constam os casos de escolas que possuem etapas, anos e ou série com 100% de abandono e 100% de reprovação.
Os relatórios foram gerados com base nos dados declarados entre 02/02/2017 e 16/03/2017, ou seja na primeira etapa da declaração da situação do Aluno2017.
Veja material logo abaixo:
Fotos recebidas, onde a Secretaria de Educação informa que a estrada passou por recuperação em Junho deste ano.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!