Estudantes do curso de medicina da Faculdade Pitágoras, polo Eunápolis (BA), realizaram na tarde desta sexta-feira (10), uma manifestação pacífica no prédio da instituição. A mobilização dos alunos tem como protesto o aumento de 12% nas mensalidades a partir do próximo ano.
O estudante Daniel Carlesso, representante das 7 turmas do curso de medicina, explicou que em 2019 também aconteceu um outro protesto contra o aumento, o qual foi classificado como abusivo. Na ocasião após protestos e reuniões entre alunos e a Rede Pitágoras, ambos chegaram em acordo onde o aumento foi definido em 7%. Na época a faculdade estava instalada no bairro Santa Lúcia, em um anexo da faculdade UNOPAR.
Daniel ainda ressaltou que o acordo feito com a faculdade 2019, ficou acordado entre ambas as partes, que as mensalidades passariam a ser aumentada anualmente em 7%, mas, esse aumento só passaria a ser efetivado após a transferência dos alunos para o novo prédio da Faculdade, localizado na Rua Suekichi Seguchi, no Centro. O novo polo foi inaugurado no primeiro semestre deste ano.
Outro ponto questionado pelos estudantes é a falta de justificativa para o reajuste apresentado, Daniel afirma que a maior parte dos alunos são de outras cidades e com isso não é só o valor da mensalidade que onera, existe outros gastos a exemplo de: aluguel, transporte, alimentação, e tudo isso deve ser levado em consideração.
Carlesso afirma que os estudantes entendem que o reajuste deve acontecer, porém não de 12% como quer a Pitágoras, o valor é absurdo e não se justifica. “Estamos passando por uma crise relacionada a pandemia, são várias perdas, além das perdas de vidas temos vários outros fatores que acabou gerando mais dificuldades à sociedade, daqui a dois anos teremos alunos sendo formados em Eunápolis pela Faculdade Pitágoras, profissionais estes que estarão à disposição de toda sociedade, mas para que isso ocorra é preciso que haja bom senso, por parte da instituição. Esse tipo de aumento termina comprometendo e dificultando a vida de muitos estudantes” concluiu Daniel.
Esclarecimentos da Faculdade Pitágoras Eunápolis:
“A Faculdade Pitágoras informa que o reajuste da mensalidade para o curso de Medicina está previsto em contrato na cláusula 6.2 e é autorizado pela lei 9.870 de 23 de novembro de 1999, que trata sobre o valor total das anuidades escolares. A instituição ressalta que durante dois anos seguidos (2019 e 2020) não houve reajuste de mensalidade do curso. Em 2021, o reajuste foi de 4,98% e em 2022, será de 12%, com base na variação de custos do período. A instituição ressalta que vem realizando investimentos contínuos na operação do curso de Medicina da Pitágoras Eunápolis, como por exemplo a entrega de um novo prédio acadêmico, a ampliação e modernização de laboratórios e a entrega do centro de simulações realísticas.”
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!