Nesta terça-feira, 17 de dezembro, o juiz eleitoral, Heitor Awi Machado de Attayde, titular da Zona eleitoral 203 de Eunápolis, expôs uma conversa que teria tido com o candidato a prefeito Robério Oliveira um dia antes da eleição.
O juiz afirma que no sábado, 5 de outubro, recebeu uma ligação de Robério Oliveira (PSD), querendo saber como ele iria votar, a dúvida de Robério era em razão do mesmo está constando no site do TSE que seu título estava suspenso, impedido de votar.
Veja abaixo o relato:
“E lembro com a passagem das eleições, agora engraçado né? Mas eu fico pensando se desse problema que Robério, acho que , não sei se o Dr. Rubiale estava comigo nesse dia no sábado, ele liga a tarde e querendo saber como que ele iria votar, já que ele era candidato e precisa votar, e por um problema de sistema, porque o sistema dos eleitores né, já tinha sido fechado e não tinha como a gente contabilizar uma movimentação processual que existia e ele queria saber como ele iria votar, e eu naquele momento não tinha como fazer porque o sistema é como você chegar em um banco e o sistema fora do ar você não vai resolver nada e não tinha como eu dar jeito de abrir uma urna para Robério votar, então assim, então assim …. ele foi eleito sem o voto dele, se faltasse um voto a gente estava em apuros, então assim foi algo que, é, um problema da democracia, problema do sistema eleitoral que graças a Deus queee, você computa mais um voto desse aí porque o seu não foi computado.”
Mas o que o juiz poderia fazer para resolver a questão de Robério? Apesar do diálogo ter se tornado público, o Juiz em questão não tinha uma fórmula mágica para resolver o problema do candidato.
Robério teve seu título suspenso por condenação em segunda instância pela prática de crime de improbidade administrativa, Robério acabou conseguindo uma liminar onde suspendeu os efeitos da suspensão dos direitos políticos, fato que permitiu sair candidato.
Mas a condenação pelo crime de improbidade não foi anulada e nem reformada pelo órgão que o condenou.
Em consulta ao site do Tribunal Superior Eleitoral, Robério Oliveira continua com o título de eleitor suspenso, não podendo votar e nem ser votado, e sua certidão de quitação eleitoral continua com restrição correspondente a MULTA ELEITORAL e SUSPENSÃO DE DIREITOS POLÍTICOS (IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA).
Robério CERTIDAO-QUITACAO-ELEITORAL_TE-013163210531_17-12-2024Finalizado o calendário eleitoral, o sistema eleitoral continua sendo ineficiente, se tratando de um registro de inegibilidade de um político que está condenado em segunda instãncia por crimes cometidos, a culpa é do sistema eleitoral ou dos crimes aos quais o políticos possa ter cometidos?
Além de Robério Oliveira, a cidade de Eunápolis teve mais quatro candidatos a prefeito, sendo eles: Isac da Katharina, Jorge Firmino, Marta da Conceição dos Santos e Neto Guerrieri.
Com essa proximidade de Robério e o Dr. Heitor Awi, resta saber se os outros candidatos a prefeito tinham essa linha direta com o representante do TRE/BA em Eunápolis, para sanar dúvidas eleitorais fora dos autos.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!