Uma criança de 12 anos veio a óbito no dia (7) de abril, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães em Porto Seguro, após ter tido tratamento negligenciado no hospital Joana Moura de Guaratinga, segundo informa os familiares.
ENTENDA O CASO:
Jusciel Batista Santos de 12 anos, que morava com os pais na zona rural no povoado de Buranhém, começou a se queixar dores abdominais, os pais procuram o hospital Joana Moura em Guaratinga em busca de atendimento.
Segundo relato dos familiares Jusciel foi internado no dia 31 de março no Joana Moura, conforme afirma os parentes, apesar da equipe médica não ter solicitado nenhum exame laboratorial e nem outros exames de imagens, a equipe médica passaram a tratar o caso como sendo problema nos rins ou no fígado.
Diante do estado de saúde de Jusciel que não apresentava melhoras, ao contrário piorava a cada dia, os familiares solicitaram da equipe médica que estava acompanhando o caso do paciente para que desse autorização para transferência de Jusciel para Belo Horizonte, visando buscar um tratamento na capital mineira e colocar um fim no sofrimento da criança que só estava piorando.
A família afirma que foram diversos pedidos solicitando a liberação para outro hospital e não foram atendidos, já com quadro de saúde mais agravado um tio de Jusciel afirmou que, após um médico ver a criança no Joana Moura, conversou com os familiares e disse, transfira a criança o mais rápido possível pois o quadro dele é grave, o médico mesmo sem ter consultado a criança afirmou que o diagnostico poderia ser “APENDICITE”, mas buscasse o mais rápido possível fazer a transferência do paciente.
Depois de várias negativas do hospital Joana Moura de não autorizar a transferência, no dia 6 de abril acabaram liberando a transferência de Jusciel, onde diante do quadro ter se agravado os familiares resolveram levar a criança para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.
Chegando no Luiz Eduardo os médicos logo atenderam a criança, fizeram os exames que acharam necessário e foi de fato dado diagnostico de APENDICITE, diagnostico consideram simples para se feito o tratamento, porém após avaliação feita pela equipe médica do Hospital Luiz Eduardo foi informando para os pais da criança que Jusciel precisaria passar por uma cirurgia, porém os médicos afirmaram que diante do quadro agravado já a dias a cirurgia poderia ter risco de morte.
Os familiares autorizaram ser feito a cirurgia, durante a cirurgia foi informado que ouve duas paradas cardíaca mas conseguiram fazer o procedimento e Jusciel saiu vivo da sala de cirurgia.
Já na madrugada do dia (7), menos de um 12 horas após cirurgia Jusciel veio a óbito, os familiares ficaram muito abalados com a perda tão prematura de um filho que tinha uma vida longa pela frente porém por negligencia médica do hospital Joana Moura e a não liberação do paciente a tempo de ser feito o tratamento correto levou a criança a perder a vida por irresponsabilidade médica.
Atualmente a prefeita de Guaratinga é Marlene Dantas (DEM), eleita em 2020 com 5.330 votos, onde em campanha prometeu melhorar os serviços oferecidos para a população de Guaratinga.
O caso de Jusciel foi pauta de discussão na Câmara de vereadores de Guaratinga, abaixo temos o vídeo do Presidente da Câmara, Aparicio Lacerda, no discurso Aparicio fala sobre o ocorrido e as várias solicitações que fez também aos profissionais do hospital Joana Moura, pedindo atendimento digno ao paciente e afirma também que solicitou a transferência de Jusciel, ao Secretario de Saúde, Rafael, mas infelizmente não conseguiu a transferência em razão da falta de uma ambulância para fazer a transferência e afirma ainda que a morte da criança foi por falta de competência.
O vereador Jean Nunes, também fez uso da tribuna e lamentou a morte do Jusciel e falou da tristeza dos familiares com a perda da criança.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!