Não faz muito tempo da maior crise sanitária que assolou o mundo, que foi o COVID-19, em Eunápolis, não foi diferente. Em 2020 o prefeito era Robério Oliveira, Robério aderiu o fecha tudo implementado pelo grupo da esquerda na Bahia e alguns estados.
Foram momentos de várias crises que custaram a falência de comerciantes e demissões de funcionários, o governo de Robério tinha um funcionário à frente da determinação do fecha tudo, até pequenas mercearias onde apenas marido e mulher trabalhavam tiveram seus estabelecimentos fechados sob ameaças de multas e lacração do estabelecimento.
Robério foi além, cortou os salários de professores contratados que só tinham aquela fonte de renda para sobrevivência, professores fizeram protestos na Câmara, buscando apoio dos vereadores para terem seus vencimentos preservados, infelizmente foram ignorados pela maioria dos vereadores e tiveram que amargar a perda salarial.
Cordélia Torres surfou ainda em 2020, ano de campanha política, e foi para rua afirmar que apoiava a luta dos professores e que o ex-prefeito Robério deveriam manter os salários daqueles profissionais. Porém, assim que tomou posse, Cordélia Torres também enfrentou protestos dos professores em razão de não dá-los o que eram de direitos, garantidos por lei.
Foram meses de prejuízo principalmente de alunos e pais que passaram viver de incerteza em razão da greve dos professores, Cordélia preferiu recorrer à justiça na tentativa de obrigas os profissionais da educação retornarem às salas de aula, mas a tentativa de Cordélia se esbarrou no direito garantido por lei de protestar e buscar melhorias salariais e trabalhistas.
Professores tiveram prejuízos financeiros nas duas últimas gestão de Eunápolis, alunos tiveram um ano de aprendizado prejudicado.
É importante destacar que os governos são eleitos para melhorar a vida da sociedade, o pagador de impostos vota no político baseado nas propostas que são apresentadas e afirmam que irão entregar todo auxílio público que é de direito aos cidadãos.
Robério foi prefeito de Eunápolis por 12 anos, teve sua desaprovação política reduzida a cada mandato, não conseguiu eleger a filha para deputada estadual, perdeu por mais de dez mil votos da sua principal opositora política em Eunápolis e amargou a derrota da filha sendo prefeito do Município. Robério ainda se elegeu por duas vezes deputado estadual, a promessa de campanha era que Eunápolis precisava de um representante do extremo sul para melhorar a vida sociedade dos sul e extremo sul da Bahia, mas Robério mais uma vez mente para a sociedade, abandonou o mandato e voltou a se candidatar a prefeito de Eunápolis.
Mas seu terceiro mandato foi marcado por afastamento do cargo pela justiça, prisão pela Federal e uma amarga derrota em sua reeleição para prefeito de Eunápolis.
Cordélia também seguiu passos parecidos os de Robério, a cidade com Cordélia sendo prefeita tem uma imagem de cidade abandonada, serviços público na educação, saúde e infraestrutura é péssimo, dados as reclamações feitas pela sociedade em todo canto da cidade, Cordélia ainda enfrentou quatro pedido de investigação e afastamento do cargo protocolados na Câmara de vereadores, em três das denúncias apresentadas, foi salva pela aliança feita com a maioria dos vereadores que tinhas diversas vantagens no executivo, inclusive nomeações de parentes, sempre que teve desentendimento entre um vereador e a prefeita, todos indicados pelo vereador eram demitidos e exposto por integrantes do próprio governo, uma forma de deixar claro que o político era beneficiados por meio de vantagens que alcançava parente e cabos eleitorais.
A sociedade que há anos reclama da falta de serviços básicos que deveriam ser entregues pela prefeitura, precisa decidir se vão querer continuar sofrendo votando nos mesmos políticos.
Apesar de serem declarados dois grupos de oposição, a forma de governo de Robério Oliveira e Cordélia Torres já ficou provado que não é a melhor para atender as demandas da sociedade, o povo continua sofrendo e as reclamações são as mesmas.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!