Andando pelas ruas da cidade de Eunápolis não é difícil de encontrarmos cidadãos vivendo em situação de abandono, pessoas que carrega cada uma suas histórias triste e sente na pele a situação do abandono e a falta de apoio do poder público para tira-los da situações em que vivem.
O Portal Sul Bahia percorreu nesta noite de sábado alguma ruas da cidade buscando ouvir cidadãos com histórias de uma vida marcada por lembranças boas de uma vida em família e o sentimento que carregam no momento por estarem jogadas a sorte pelas ruas. Conversamos com o senhor José nome este que usaremos de forma fictício pois os mesmo apesar de não terem atenção necessária por parte da Secretária de Assistência Social que tem a frente da pasta a Secretária Larissa Oliveira, filha do prefeito de Eunápolis Robério Oliveira, os mesmo anda sonham em ter suas solicitações atendidas e por questão de os mesmo não sofrerem retaliação por parte do poder público chamaremos por nomes fictícios.
São pessoas morando na rua e cada uma tem sua necessidade, umas procuram um lugar para morar, outras estão de passagem pela nossa cidade tentando chegar em suas cidades de origens, outras que até tem famílias em Eunápolis mas por causa de conflitos em família acabaram buscando as ruas como alternativas para continuar vivendo e sonhando com dias melhores.
Ouvimos relatos de pessoas que a mais de 5 meses foram na secretária de Assistência Social pleitear uma passagem, para cidade em outros estados, outras solicitaram uma passagem para cidade aqui mesmo para o estado da Bahia, mas disseram que até o momento nada foi resolvido.
Perguntamos quem são as pessoas que ajudam eles, nos informaram que a Secretária de Assistência Social tem um espaço onde eles são acolhidos durante o dia de segunda a sexta-feira onde são servido para essas pessoas lanches e comida, mas nos finais de semana sábado e domingo o local fica fechado sem atendimento para eles e relataram que o atendimento é só durante o dia e que em um momento que os mesmos mais precisam são abandonados nas noites geladas de nossa cidade sem qualquer proteção.
O senhor Fernando, nos relatou que as noites são longas e que o medo é uma companhia frequente nas madrugadas pois viver na rua, dormir na rua é uma situação que o mesmo não deseja pra ninguém pois eles parece não ser visto, parecem serem invisíveis são poucas pessoas que param para dar um bom dia um boa noite ou a té mesmo conversar com eles, eles fizeram questão de agradecer pessoas anonimas que eles denominaram de anjos que por várias vezes aparecem nas noites frias e madrugadas dando um alimento ou um cobertor para eles.
O Portal Sul Bahia a eles a data comemorativa que todos pais e filhos estarão comemorando neste domingo e perguntamos o que os mesmos teria a dizer nesta data tão especial, por segundos ouvimos um silencio e vimos nos olhos de algumas dessas pessoas a emoção e o choro, pois alguns falaram que tem pai filhos e que para alguns não sabem se o pai estar vivo se o filho estar bem, mas o que eles mais queria nesse momento eram estar perto das pessoas que mais amam que é a família, nos despedimos destas pessoas desejando um FELIZ DIAS DOS PAIS e desejando a cada um sorte e que eles possam conseguir alcançar os objetivos que os mesmo sonham, percebemos que estas pessoas estavam todas sóbrias sem aparência alguma de terem feito consumos de algum tipo de droga.
Que as instituição públicas possam realmente um dia estar a serviço da sociedade e que essa sociedade sejam vista como ser humano e não como um objeto de troca e principalmente uma troca por votos.
Assistência Social é um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no Brasil. Sua descrição e diretrizes básicas estão contidas na Constituição brasileira nos artigos 203 e 204, sendo que sua regulamentação está sistematizada pela Lei nº 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS).
Sua função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol da família, maternidade, infância, adolescência, velhice, o amparo às crianças e aos adolescentes carentes, promoção da integração ao mercado de trabalho, bem como a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
As prestações de assistência social são destinadas aos indivíduos sem condições de prover o próprio sustento de forma permanente ou provisória, independentemente de contribuição à Seguridade Social.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!