Existe grande expectativa sobre a nova Mesa Diretora da Câmara de vereadores para tocar os trabalhos do legislativo de 2025 a 2026. O debate político nos últimos dias em grupos de de aplicativos de mensagens é quem será o novo presidente da Câmara de vereadores de Eunápolis.
É verdade que apoiadores de algumas figuras já declararam quem será o eleito com apoio do prefeito eleito, Robério Oliveira. Entre os nomes mencionados estão Valdiran Marques (PSD), Jorge Maécio (AVANTE) e Gildair Almeida (UNIÃO BRASIL).
Mas essa nova estrutura será um puxadinho do Executivo, onde irão votar tudo que o prefeito quer, independente se vai prejudicar a sociedade?
O governo da atual prefeita que encerra seu mandato nesta terça-feira, 31 de dezembro, foi marcada por alianças com o legislativo, onde 15 vereadores seguiram aliados com a prefeita votando tudo que ela enviava para o legislativo, aprovando diversos projetos de leis, mesmo que viesse prejudicar a população.
Cordélia conseguiu aumentar o valor do IPTU, taxa do lixo, taxa de iluminação pública entre vários outros projetos que foram questionados pela população, os 5 vereadores aliados com a prefeita ignoraram a sociedade e seguiram em defesa dos seus interesses pessoais.
Os benefícios pessoais que mais foram expostos durante os últimos quatro anos foram nomeações de parentes de vereadores e apoiadores políticos, muitos destes nomeados nem sempre estava cumprindo horários de trabalho, alguns sendo acusados até por radialista ligado a prefeita Cordélia, que estes eram funcionários “fantamas”, ou seja, não trabalhavam, apenas recebiam salários sem prestar serviço à sociedade.
Nomear parentes e apoiadores políticos na prefeitura é uma prática conhecida em Eunápolis em várias gestões, vereadores trocam suas obrigações que é defender o interesse público por privilégios na prefeitura, usam o poder do cargo para furar fila na saúde pública, prejudicando aqueles que não são vinculados ao grupo desses parlamentares.
Em uma cidade com um média de 120 mil habitantes, em pleno século 21, é uma prática condenável, utilizando-se de privilégios para beneficiar uma parcela da sociedade enquanto outros milhares ficam sem representação legal.
Só existe uma forma de punir ações questionáveis de políticos que assim se comportam, qualquer cidadão que identificar a prática ilegal patrocinada por vereadores, precisa denuncia-lo as autoridades competentes. O político viciado em práticas ilegais não gostam de serem questionados, usam de ameaças, intimidações entre outras práticas para tentarem continuar cometendo os crimes dos quais já estão viciados.
Mas antes de qualquer questionamentos que possa vir por parte de qualquer político, a sociedade precisa entender que políticos eleitos, são empregados da sociedade e não podem de forma alguma serem tratados como patrões, apesar de muitos quererem viver uma vida de “REI”, às custas dos pagadores de impostos. Vale lembrar que o caos que a sociedade eunapolitana vivenciou nos últimos quatro anos, teve contribuição total dos 15 vereadores que defenderam a prefeita Cordélia e não a sociedade.
Destes alguns foram reeleitos, tendo a oportunidade de cometer os mesmos erros com a atual gestão a partir de 2025, irão fazer, nomear parentes, apoiadores políticos, furar a fila da saúde pública, colocar marcadores de exames em postos de saúde para beneficiá-los, atrasando marcação de exames de pacientes em alguns casos em até anos na fila para marcar um exame.
Mas a sociedade precisa ficar atenta, identificando alguma ilegalidade, devem denunciar, não permitir que seus direitos sejam desrespeitados por aqueles que deveriam impedir práticas ilegais.
O Portal SulBahia estará disponível para acompanhar os comportamentos de qualquer político de nossa cidade, principalmente o legislativo que tem obrigação de defender a sociedade, independente da Mesa Diretora que venha ser eleita para o biênio 2025-2026, estaremos acompanhando de perto cada ação.
Adicione nosso número e envie vídeo, foto ou apenas o seu relato. Sua sugestão será apurada por um repórter. Participe!